quinta-feira, 20 de setembro de 2007

[PO 3]

[PO 3] NOTÍCIA

15° Anima Mundi em BH!

Neste ano, a 15° edição do festival Anima Mundi, projeto que até então se concentrava no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, faz escala na capital mineira. Entre 19 e 23 de setembro, o Teatro Klauss Vianna recebe uma vasta programação, que passa por exibição de curtas e longas-metragens, workshops, oficinas e bate-papo com quem entende do assunto. Com entrada gratuita [os ingressos podem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência], o evento ainda conta com a participação de dois convidados: Peter Peak e Alê Abreu, grandes referências no gênero.O que aconteceÉ sempre bom destacar o que há de bom na programação. Nos dias 19, 20 e 21, de 10h às 13h, o animador Peter Peak ministra um workshop sobre a técnica stop-motion, muito recorrente em animações com massinha. As inscrições estão encerradas. Além disso, a Galeria Oi Futuro sedia a oficina "Massinha, areia, pixilation e desenho animado", com idade mínima de 8 anos. Nos dias 20 e 21, entre 14h e 21h, e nos dias 22 e 23, entre 11h e 17h, os interessados podem se informar e aprender técnicas com profissionais do festival. Entre os filmes escolhidos, estão "Garoto Côsmico", "Bandeira", "Not the end", "Jazz song", "Temerário", "Leonel Pé-de-Vento" e muitos outros.
Fonte: http://www.guiabh.com.br/programacao/detalhenovo.asp?evento=3173


[PO 3] ANÁLISE:
Pela primeira vez, o Anima Mundi chega a Minas Gerais com atrações que encantaram mais de 77 mil pessoas no Rio de Janeiro e São Paulo. Ao participar do evento de abertura do Anima Mundi tive a oportunidade de comprovar mais uma vez como os eventos culturais em Belo Horizonte não recebem o apoio dos próprios belorizontinos. Conversando com um dos organizadores, ele me explicou a importância desta atração que conseguiu quebrar as barreiras do eixo Rio/Sampa para estar presente na capital mineira. Dentre a lista dos diversos convidados para o lançamento, poucos foram aqueles que prestigiaram a abertura do Festival que sem dúvida alguma irá marcar o calendário cultural 2007 de BH.
O Festival, com incentivo da Lei de Incentivo Estadual do Rio de Janeiro exibirá mais de 50 filmes apresentando novidades da animação nacional, com entradas francas. O espaço de realização promove ainda, uma diversificação cultural atribuída ao local, já que oferece aos participantes, além do evento, a possibilidade de conhecer o Museu de Telecomunicações, instalado no mesmo ambiente.
Sendo assim, esta associação pode ser analisada como uma estratégia interessante para definir aos espaços culturais, outros usos, daqueles então conhecidos (e meramente fixos). E nesse sentido, verifica-se a importância destas promoções que possibilitam o acesso cultural a populações alocadas fora das áreas definidas pelas leis que incentivam o projeto. A Lei carioca, passa neste caso, a favorecer o mineiro em seu próprio território.

[PO 3] PROPOSIÇÃO:
Acho que a grande questão a ser proposta está relacionada em encontrar/ sugerir uma alternativa que motive o belorizontino a participar e prestigiar eventos culturais tão interessantes como o Anima Mundi. De fato, gosto cultural (assim como qualquer outro gosto) é algo inquestionável! Mas por outro lado, é preciso antes "experimentar" o desconhecido para assim definir os gostos! Não podemos culpar de tudo o cidadão que não busca alternativas culturais como entretenimento tendo em vista que muitas vezes estes eventos, bem como os centros de cultura, museus também não vão até os seus... assim, acredito que algumas ações devem ser consideradas como:
- conscientização pedagógica sobre a importância cultural e os efeitos positivos gerados para aqueles que buscam estas alternativas (esolas, creches, universidades etc);
- definição de políticas de inclusão de camadas desfavorecidas - esta inclusão não refere-se apenas a questão econômica (até porque você poderia argumentar sobre a presença das entradas francas em festivais como este), mas algo muito além ... de forma a trabalhar uma inserção social, etc!
- garantia de acesso a estes eventos - acesso que designa não somente a oportunidade de participar, como também aspectos relacionados a transporte, instrução, entre outros.
- definição das fontes de disseminação que assim, devem estar associadas as múltiplas diversidades da população local;
Acredito que se algo por aí começar a caminhar... minha opinião começará a mudar!

DICA!!!! Aproveitando a oportunidade, deixo aqui duas sugestões para aqueles que irão se interessar: “Vida Maria”, de Marcio Gomes, vencedor do prêmio especial da direção do Anima Mundi. Me chamou muita atenção! E... "Lavatory-Lovestory"...as meninas irão adorar...hehehe... e suspirar!
Links:
*Anima Mundi/ programção do evento: http://www.animamundi.com.br/
* Oi Futuro/ Museu de Telecomunicações: http://www.oifuturo.org.br/oifuturo.htm#/



O Brasil é um celeiro de talentos na área de animação, contando com produtoras e animadores independentes de alta competência. Portanto, é natural que o foco principal do II Anima Fórum seja a produção para TV - séries, longas metragens e especiais. Os idealizadores do evento acreditam que o sucesso da indústria de animação no Brasil está intimamente ligado á parcerias e co-produções com as redes de TV.
VÍDEO : CURTA "ARMADILHA PARA TURISTAS" (Prêmio: *Anima Mundi 2002 - Melhor Animação Brasileira) : http://www.youtube.com/watch?v=OawHXlnkGDM