[PO1] NOTÍCIA:
Nova York recebe campanha da Embratur
Os Estados Unidos serão alvo de uma ofensiva promocional que tem como objetivo atrair mais turistas para o Brasil. As ações em território norte-americano incluem campanha publicitária, desfile de moda, seminários e feiras.

Nova York é a cidade norte-americana escolhida para receber a campanha “Vire fã”, que será lançada pela Embratur no mercado internacional ainda em setembro. A ação, cujo investimento é de R$ 3 milhões, prevê a veiculação, até outubro, de anúncios na CNN News, em sites de viagem e portais genéricos, jornais, revistas de turismo e suplementos de viagens e comportamento, além de mídia externa.
A peça de maior impacto é um painel do Cristo Redentor, recém-eleito uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, que será montado na Times Square e ficará exposto por 60 dias. De acordo com a presidente da Embratur, Jeanine Pires, que está no país participando de várias ações de promoção do Brasil, a próxima fase da campanha publicitária contemplará cidades da Costa Oeste dos Estados Unidos. “Estamos só aguardando a liberação de mais verbas para iniciarmos a segunda fase da campanha, prevista para outubro”, afirmou.

Garopaba (SC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Natal (RN), Foz do Iguaçu (PR), Porto de Galinhas e Fernando de Noronha (PE), Brasília (DF), Lençóis Maranhenses (MA), Manaus (AM), Lagoinha (CE), Bonito (MS), São Miguel dos Milagres (AL) e João Pessoa (PB) são os destinos retratados na campanha veiculada em território norte-americano – seguindo as diretrizes de mercado estabelecidas pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional.
[PO1] ANÁLISE:
O Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil define as bases para todas as ações de divulgação do país no exterior. Foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo, e sob coordenação da empresa de consultoria internacional em turismo Chias Marketing. Verifica-se através desta notícia, que a Embratur passa a definir novos alvos a serem alcançados, tendo em vista, a perceptível “concentração” de trabalho desenvolvido pelo órgão nos países europeus (França, Portugal, Espanha etc).
Segundo dados de um site do TRE/Notícias (2007- segue link abaixo), em Nova York, o número de brasileiros em situação legal e ilegal soma 350 mil. Dessa forma, considera-se a presença intensa do nosso país, que de alguma forma contribui também para divulgação da cultura brasileira. Associada a estas condicionantes, a campanha proposta pela Embratur resgata a possibilidade de mostrar aos americanos um Brasil diferente daquele conhecido por eles (Rio de Janeiro, samba e futebol). Os novos destinos a serem trabalhados oferecem outros conceitos ao país e assim, abre as portas para que o Brasil consiga atraí-los por outras belezas e riquezas atrativas.
[PO1] PROPOSIÇÃO:
A proposta de diversificar os locais de divulgação do Brasil está associada as novas estratégias delimitadas no Plano de Marketink do Ministério do Turismo. Nesse sentido, alguns aspectos devem ser levados em conta, considerando o atual contexto do turismo no país e as vertentes ligadas a atividade, como transporte, hospedagem etc.
A proposta de diversificar os locais de divulgação do Brasil está associada as novas estratégias delimitadas no Plano de Marketink do Ministério do Turismo. Nesse sentido, alguns aspectos devem ser levados em conta, considerando o atual contexto do turismo no país e as vertentes ligadas a atividade, como transporte, hospedagem etc.
A divulgação do destino deve ser associada a:
- (re) organização do transporte áreo nacional;
- definição sobre a regulamentação de entrada de turistas norte-americanos no Brasil (necessidade de visto ou não, esclarecimentos);
- definição sobre a regulamentação de entrada de turistas norte-americanos no Brasil (necessidade de visto ou não, esclarecimentos);
Estas atribuições, entre muitas outras não citadas necessitam ser avaliadas já que a divulgação do produto nacional, em Nova York, como em qualquer outro local está diretamente relacionada (pelo menos de forma teórica) a uma organização do espaço receptor.

Além destas considerações, acredito ser interessante definir novas imagens do Brasil nesta proposta, que criem outras referências turísticas do país. Os americanos, assim como grande parte dos turistas estrangeiros têm conhecimento do Cristo Redentor e sua importância, mas no entanto, desconhecem outros elementos atrativos que divulgados contribuíram para a desconcentração da atividade em destinos , como é o caso do Rio de Janeiro. A notícia trata "A peça de maior impacto é um painel do Cristo Redentor"... e porquê não ser um painel com o "Boi Caprichoso de Parintins", ou o "Churrasco de Chão" do Rio Grande do Sul (inúmeros elementos poderiam aqui ser citados) ? E porquê não mostrar a Nova York um Brasil até então desconhecido?
LINKS:
* Minisério do Turismo - Plano Aquarela: http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/opencms/institucional/estrutura/arquivos_embratur/plano_aquarela.html
* TRE: http://www.tre-ms.gov.br/noticias/noticia1172.html
* Festival Folclórico de Parintins: http://parintins.com/
Os números finais do Banco Central não deixam dúvidas: 2005 foi o melhor ano da história do turismo brasileiro. Com a entrada de US$ 360 milhões com turistas estrangeiros no Brasil em dezembro (o número é igual ao de agosto de 2005, que havia sido o melhor mês da série histórica), o ano fechou com o total de US$ 3,861 bilhões, um crescimento de 19,83% com relação a 2004, que fechou com US$ 3,222 bi. Esta é a maior quantia já verificada dentro de um mesmo ano com o turismo internacional.